16. 3615-8011 · marketing@binovaagro.com.br

Blog

out 03
alface_banner

Benefícios da alface

Veja a seguir como as propriedades do alface proporcionam benefícios para saúde e boa forma. Então, para que serve o alface afinal?

1. Comer alface ajuda a emagrecer
Ao mesmo tempo em que a alface é uma hortaliça pouco calórica, ela é rica em nutrientes. Em outras palavras, as folhas são um alimento excelente para ser incluído em uma dieta.
O seu conteúdo de água e fibras promovem uma sensação de saciedade, o que evita a ingestão de grandes quantidades de comida.
A alface ainda é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, seu consumo não promove picos de glicose no sangue. Além de ser uma característica ótima para os diabéticos, níveis menores de glicemia também indicam que a pouca glicose disponível na circulação será quase que completamente mobilizada para a síntese de energia, e não para ser armazenada na forma de gordura.

2. A alface ajuda a manter os olhos saudáveis
Os benefícios da alface para os olhos são proporcionados pelo seu elevado teor de vitamina A, bem como de compostos carotenoides.
A deficiência de vitamina A é notoriamente conhecida por causar a cegueira noturna. A ingestão de betacaroteno e zeaxantina também ajuda a prevenir os olhos da degeneração macular relacionada com a idade, uma condição que também pode deixar a pessoa cega.
Todos estes nutrientes da alface têm uma ação antioxidante; o estresse oxidativo, isto é, situação em que nossas defesas antioxidantes são insuficientes, é muito prejudicial aos olhos.

3. A alface é boa para a pele
A vitamina A também proporciona benefícios da alface para a pele. A vitamina ajuda a manter a saúde do órgão e também das mucosas.
Outro nutriente vantajoso para a pele e presente na alface é a vitamina C. O ácido ascórbico participa da síntese de colágeno, uma proteína que deixa a pele mais firme.
Ademais, por apresentar um baixo índice glicêmico, a hortaliça ajuda a evitar o surgimento das incômodas acnes. Existe uma relação entre o consumo de alimentos com alto índice glicêmico e a ocorrência das mesmas.
 

 

4. A alface é boa para o sistema cardiovascular
Um estudo feito com ratos avaliou os benefícios da alface sobre o teor de gorduras e colesterol. Os animais que consumiram a hortaliça apresentaram uma diminuição do nível de colesterol, comparado com aqueles que não ingeriram as folhas.
O excesso de colesterol pode levar a um processo inflamatório nas artérias, a aterosclerose, que pode gerar infartos e derrames. A atividade antioxidante do betacaroteno e da vitamina C também minimiza os riscos quanto à formação das placas ateroscleróticas, por evitar a oxidação do colesterol.

5. A alface é um bom alimento contra o câncer
Os benefícios da alface para o combate ao câncer são promovidos pela sua importante atividade antioxidante. Quando em excesso, os radicais livres, compostos gerados através do próprio metabolismo celular, causam danos ao organismo, inclusive a nível de DNA, o que pode transformar células sadias em células cancerígenas.
Uma pesquisa mostrou que o extrato de alface pode controlar células humanas e cancerígenas (da mama e leucemia).
O consumo de alimentos ricos em vitamina A e C também tem sido associado a uma diminuição das chances de ocorrência de câncer no ovário, próstata, bexiga, pulmão e pele.

6. A alface é um bom alimento contra o Alzheimer
A alface é uma excelente fonte de vitamina K, e evidências sugerem que este nutriente pode ajudar tanto na prevenção como no tratamento do mal de Alzheimer. Uma pesquisa relata que os níveis de vitamina K tendem a ser mais baixos nos idosos e em pessoas com o genótipo para a apolipoproteína E4. E a relação de tudo isso com o Alzheimer é que a doença também é mais recorrente na terceira idade e nos portadores desse gene.

7. A alface é um bom alimento contra a osteoporose
A vitamina K também é ótima para o fortalecimento dos ossos. Um estudo feito com mais de 72 mil mulheres, entre 30 e 88 anos de idade, revelou que aquelas que tiveram um menor consumo de filoquinona (uma das formas da vitamina K) tinham mais chances de sofrerem fraturas no quadril.
A vitamina K participa da carboxilação da osteocalcina, uma proteína não colagenosa produzida pelos osteoblastos. Sugere-se também que ela aumente a absorção de cálcio no intestino e reduza a excreção do mineral pela urina.

8. Comer alface ajuda a dormir bem
As alfaces contêm uma substância muito benéfica contra insônia, o lactucarium. Basta quebrar uma folha da hortaliça para notar sua presença (um líquido de coloração branca).
O lactucarium tem uma ação semelhante ao ópio, ajuda a relaxar e a estimular o sono, mas com a vantagem de não promover seus efeitos colaterais.

9. A alface é um bom alimento contra a anemia
Os benefícios da alface para combater a anemia são decorrentes dos seus minerais ferro e cobre. O ferro é um elemento constituinte da hemoglobina. O cobre, por sua vez, ajuda a mobilizar o ferro do organismo para a produção desse pigmento das hemácias.

Fonte:mundoboaforma

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *